Skip to main content

Continuamos a explorar o melhor do Bairro dos Olivais e tudo o que tem para oferecer à sua comunidade e visitantes. Desta vez, o foco são os espaços verdes.

Para além da habitação, é importante que o ambiente que a envolve seja pródigo em atividades de lazer e em espaços nos quais possamos passear, correr ou simplesmente descansar. Então, o que tem o Bairro dos Olivais para oferecer?

Veremos que para além de ser um oásis de tranquilidade para os mais adultos, existem jardins, parques e espaços ótimos para crianças. Se tiver um amigo de quatro patas, também não faltará espaço. Por último, mas não menos importante, é importante realçar que os espaços verdes não são apenas bonitos e agradáveis, mas são também um bem inestimável para a sua saúde.

Um oásis de tranquilidade

Apesar de se situar no coração da efervescente capital, os Olivais são um oásis de tranquilidade, onde o verde não é de todo esquecido. O bairro é preenchido por uma variedade de jardins e parques, verdadeiros santuários onde pode relaxar, jogar, ou simplesmente desfrutar de uma saudável atividade física.

 

Espaços verdes nos Olivais

Os espaços verdes no contexto urbano proporcionam melhor qualidade de vida

Estes refúgios naturais apresentam trilhos convidativos para caminhadas, espaços idílicos para piqueniques e parques infantis com muita animação. São autênticos pulmões da cidade, vitais não só pela sua contribuição para a qualidade de vida dos habitantes, mas também pelo papel que desempenham na comunidade, acolhendo um leque diversificado de eventos e festivais ao longo do ano.

Benefícios dos espaços verdes para a saúde

Nos Olivais, com tantos espaços verdes, poderá seguramente usufruir dos benefícios que advém de respirar ar puro, ter sombras para repousar e fugir ao calor dos dias mais soalheiros, entre outros. 

  • Qualidade do ar: É sabido que as árvores e plantas absorvem dióxido de carbono e libertam oxigénio, o que ajuda a purificar o ar.
  • Atividade física: Estes espaços estimulam corridas, caminhadas, andar de bicicleta e praticar desportos. A atividade física ajuda a combater doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.
  • Saúde mental: O contacto com a natureza permite reduzir o stress, a ansiedade e pode ajudar em momentos de depressão. Melhorar o humor, reduzir sentimentos de fadiga e melhorar a concentração são outros efeitos que se podem verificar com o passar tempo na natureza. Segundo a maior organização mundial dedicada à plantação de árvores, a Arbor Day Foundation, “os residentes urbanos têm 20% mais probabilidades de sofrer de depressão e 21% mais probabilidades de sofrer de perturbações de ansiedade”.
  • Estímulo ao sistema imunitário: Alguns estudos apontam para a probabilidade de o contacto com a natureza ser benéfico para o sistema imunitário, ajudando na prevenção de doenças.
  • Redução de efeito de ilhas de calor e do ruído: Nas áreas urbanas, os espaços verdes podem ajudar a reduzir o calor que se faz sentir, moderando as temperaturas. Através de vegetação mais densa, criam-se mais barreiras ao sol, criando mais sombras. Além disso, também o som dos carros a passar na cidade é abafado por essa barreira. Menos calor e menos ruído para quem passeia em zonas verdes com mais vegetação.
  • Conexão social: Os espaços com mais verde são propícios ao convívio e a passar bons momentos com os nossos entes queridos.
  • Desenvolvimento saudável das crianças: Para os mais novos, estas zonas são ideais para o desenvolvimento cognitivo e motor, fazendo corridas, jogos e brincadeiras que favorecem o saudável crescimento enquanto pessoas.

Parque Vale do Silêncio & Parque Canino dos Olivais

Um claro exemplo dessas saudáveis áreas verdes é o Parque Vale do Silêncio. Cobrindo uma área de cerca de 8 hectares, este parque oferece uma imensidão de árvores, onde se destacam imponentes choupos brancos e pretos. O seu relvado central, ladeado por caminhos bem cuidados, é o palco perfeito para corridas e caminhadas. E não se esqueça das pistas para bicicletas, que se estendem até à Gare do Oriente, Parque das Nações, ideal para ensinar os mais pequenos.

 

Parque Vale do Silêncio e Parque Canino dos Olivais

Um espaço propício para os mais pequenos, com um parque equipado com as condições de segurança necessárias

Incorporado no plano de requalificação dos Olivais, o parque é um reflexo do movimento modernista que visava trazer mais espaços verdes para o ambiente urbano, promovendo assim uma melhor qualidade de vida para os residentes.

O parque também possui um espaço infantil convidativo, mesas prontas para receber os seus piqueniques, equipamentos para exercícios físicos e até um pequeno snack bar para um merecido descanso.

O Parque Canino complementa a oferta dentro do Parque Vale do Silêncio. Equipado com bebedouros, obstáculos, pontos de sacos de lixo e vedação apropriada, potencia a saúde do seu companheiro canino.

Quinta Pedagógica dos Olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais é um excelente exemplo de uma zona verde – este espaço, com a variedade de animais e atividades agrícolas, permite às crianças aprender sobre a natureza e a vida rural num ambiente divertido e bastante interativo. Esta quinta oferece:

  • Experiência agrícola;
  • Atividades pedagógicas;
  • Visitas guiadas;
  • Oficinas;
  • Hortas.
Quinta Pedagogica dos olivais

A Quinta Pedagógica insere-se num espaço amplo e serve como ponto de encontro para famílias e crianças no contexto escolar

Pode ir em família e ver alguns animais, como burros, cavalos, cabras, vacas, e contactar possivelmente pela primeira vez com estas espécies. Saber não ocupa lugar e ver como viver numa quinta enriquece a visão que temos sobre o mundo.

Eventos nos Olivais

Os espaços verdes vibrantes do Bairro dos Olivais não apenas proporcionam um refúgio para o quotidiano, mas também servem como centros comunitários dinâmicos que acolhem uma variedade de eventos e festivais que celebram a cultura e o espírito local.

Durante os meses de verão, os jardins e parques dos Olivais transformam-se em palcos onde se desenrola a feira de artesanato. Este evento anual, apreciado tanto pelos residentes como pelos visitantes, oferece uma montra para os artesãos locais exibirem e venderem as suas criações, como cerâmica tradicional, joalharia e trabalhos em madeira. É uma oportunidade imperdível para apreciar a riqueza da criatividade e da tradição portuguesa, enquanto se desfruta da tranquilidade e beleza natural que os Olivais têm para oferecer.

Os Olivais oferecem também programas de ginástica direcionados para a população sénior, promovendo um estilo de vida saudável e ativo entre os residentes. O programa “ginástica +55“, incluindo “walking football“, proporciona uma forma divertida e social de manter a forma, aproveitando ao máximo os espaços ao ar livre. 

Estes eventos e atividades não são apenas momentos de lazer, mas refletem a essência da vida comunitária nos Olivais. Cada espaço verde, é um convite à celebração, à aprendizagem e ao convívio. E com a contínua promoção e investimento em infraestruturas de alta qualidade, os Olivais continuam a florescer como um bairro de escolha para aqueles que procuram uma vida urbana enriquecedora cercada pela natureza e cultura vibrantes.

O bairro dos Olivais: a riqueza para além da história

Este bairro tem os espaços verdes essenciais para a sua qualidade de vida, convidando crianças, adultos e companheiros caninos a viverem por aqui com o maior conforto e segurança possível. Desde benefícios para a saúde até aos piqueniques, passando pelo exercício físico, encontra tudo o que precisa neste bairro repleto de zonas verdes pensadas e inseridas no planeamento urbano de 1960.

Teremos mais novidades nos próximos artigos sobre este histórico bairro no centro da cidade de Lisboa, mas com a tranquilidade e os pontos fortes da vida rural.

Leave a Reply